Conheça o maravilhoso Grou !





Se você quiser ingressar no mundo do origami e começar a fazer lindas figuras com certeza o primeiro origami a se fazer e aprender é o Tsuru.



O Tsuru é uma ave sagrada do Japão, simbolo da Paz, da Saúde, da felicidade, da fortuna, etc. E também é o simbolo do Origami Tradicional, digite apenas Tsuru no google e encontrará quase 2 milhões de resultados e dentre eles varias paginas sobre origami, mas oque seria realmente um Tsuru, ele existem na vida real ou é apenas uma figura fictícia?



Na verdade esse tal tsuru existe, mas em sua forma real ele se chama Grou, tem semelhanças com a cegonha e a garça, é uma ave super presente na cultura japonesa, dizem também que o Grou pode viver até mil anos e seria a mãe de todas as outras aves. No Japão em Hokkaido num lugar chamado Tsurui é onde a maioria desses grous se encontram e fazem seus cânticos "pássarescos".




          Grous em Tsurui - Hokkaido








Tsuru de Papel em Mesa - Casa


E como eu sei que você agora vai fazer seu Grou/Tsuru para coloca na estante de casa aqui vão alguns links de videos retirados do youtube ensinando Passo-a-Passo a dobrar esta linda ave.




E se você quer um desafio a mais poderá fazer a ave através de um diagrama:

http://www.smartkids.com.br/





Boas dobras, Willian !